sábado, 14 de novembro de 2009

Contexto Histórico do Distrito


A história do distrito de Aprazível pode ser compreendida em dois momentos distintos, caracterizados da seguinte forma: o primeiro momento se inicia, com a chegada de um português, de nome Vicente Gomes Parente, conhecido por Vicente “Capador” (recebeu este apelido, pois o mesmo havia castrado, um homem, que supostamente tinha cometido abuso como uma escrava, que o mesmo tinha enorme estima). Morou em meados de 1837, onde ergueu a primeira residência que se tem registro no distrito.
O segundo momento da fundação do distrito se dá com a realização da compra de lotes de terra, efetuadas pelo então médico Antônio Custódio de Azevedo, na busca por um espaço de descanso da família nos dias de lazer. Após a construção da fazenda o mesmo percebeu a carência do lugar, não havia água encanada, luz elétrica, escolas, atendimento médico.
Devido sua capacidade como médico e seu interesse em transformar a qualidade de vida dos poucos que ali habitavam, Antônio Custódio se utilizou de sua influência política para conseguir recursos financeiros para possibilitar uma evolução para a comunidade.
Suas conquistas forma e ainda são lembradas tantos pelos moradores mais antigos quanto para os poucos que conhecem sua história, já que o reconhecem como fundador devido seu interesse em buscar o desenvolvimento da comunidade. Dentre elas podemos destacar a criação do posto de saúde, energia elétrica, sistema de abastecimento de água, hotel e a construção de uma capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário