terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O COMÉRCIO INFORMAL E SUAS DINÂMICAS TERRITORIAIS: O CASO DA FEIRA DO APRAZÍVEL EM SOBRAL (CE)

ANALINE MARIA MARTINS PARENTE
NICOLAI VLADIMIR GONÇALVES DE ARAUJO

PALAVRAS-CHAVE
Território, Feira, Aprazível-CE

O comércio e os serviços são hoje uma alternativa aos problemas relacionados à geração de emprego e renda, principalmente nas proximidades das cidades médias brasileiras, pontos de concentração de crescimento econômico e exclusão a partir de políticas desenvolvimentistas governamentais. Este fenômeno da terceirização acaba por alterar os elementos da realidade que o cercam, modificando o próprio espaço e as relações sociais. Aprazível, distrito da cidade de Sobral-CE é um exemplo deste processo. Após a chegada de uma feira ao referido distrito, oriunda da cidade de Sobral, houve uma considerável transformação em seu espaço, sendo este reorganizado, estabelecendo novas relações, tanto nos modos de vida como na sua definição territorial. Ritmos são alterados e novos fluxos são estabelecidos, com uma velocidade e intensidade muito além dos existentes, a fim de adaptar a área a realidade decorrente da nova força motriz da vida local: o comércio ambulante.
Com base neste quadro citado estabelecemos como objetivo maior desta pesquisa a geração de subsídios empíricos e teóricos para o entendimento das dinâmicas territoriais geradas pela chegada da feira ao distrito de Aprazível, Sobral (CE).
O processo de pesquisa se iniciou com um levantamento bibliográfico a respeito do tema, envolvendo desde o arcabouço teórico até o método a ser utilizado. Sobre a ótica metodológica dialética foi possível compreender a dinâmica da Feira, desde as questões relativas à propriedade aos problemas espaciais, oriundos do processo histórico da feira, haja vista que o método compreende as mudanças que ocorrem neste ambiente. Essa revisão bibliográfica possibilitou ainda subsídios para a realização das primeiras atividades de campo, onde foram desenvolvidas entrevistas orientadas, além de observação das dinâmicas e as mudanças territoriais (divisão territorial do trabalho) na feira.
A partir das pesquisas realizadas ate aqui, percebemos que após a chegada da feira ao distrito de Aprazível, este passou por um processo de reorganização de seu espaço a fim de suprir as demandas do comércio informal. As mudanças mais aparentes foram o aumento da especulação imobiliária, o surgimento de atividades complementares à feira (restaurantes, lanchonetes) e ações como a construção de novos prédios, destinados à função de dormitórios, além do capeamento das avenidas com asfalto e reestruturação do sistema de abastecimento de água. Tais mudanças trouxeram benefícios para a população local, devido à geração de emprego, renda e da valorização dos espaços nos arredores da feira, que acabaram gerando uma disputa pelo controle do território local. Os fluxos gerados pela atividade da feira passam a ser alvo de interesses por parte de atores envolvidos em sua realização: feirantes, administradores (Associação), os sacoleiros, topiqueiros e os próprios moradores do Aprazível.
Mesmo com todos os conflitos e disputas identificados até aqui na pesquisa, podemos afirmar que a feira é essencial para o desenvolvimento econômico e social do distrito de Aprazível, visto que ela dá suporte para a geração de empregos diretos e indiretos, renda e arrecadação para entidades da categoria dos feirantes. O espaço da feira molda as relações sócio-espaciais em seu entorno, gerando uma extrema dependência do fenômeno informal da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário